cachorro-comendo-racao-de-gato

Há algo na comida para gato que a torna praticamente irresistível para um cachorro. A maioria dos cães, independentemente da raça, idade e quão bem comportados eles são, vai farejar e petiscar comida de gato se ela estiver disponível.

Mas comer ração para gato faz mal para um cachorro? Aqui está o que você precisa saber sobre nutrição de cães e se é seguro para cachorros comer ração para gatos.

Qual a diferença entre ração para cachorro e ração para gato?

Os cães são onívoros e, portanto, podem consumir uma dieta mais variada que inclui ingredientes à base de plantas e animais.

Por outro lado, os gatos são verdadeiros carnívoros, o que significa que comem apenas proteína animal e têm maiores necessidades de proteína e gordura do que os cães.

Além disso, os gatos necessitam de 11 aminoácidos essenciais para serem fornecidos por sua dieta, enquanto os cães necessitam de 10 aminoácidos. O aminoácido adicional exigido pelos gatos é a taurina.

Para atender a essas maiores necessidades de nutrientes, os alimentos comerciais para gatos devem fornecer maiores concentrações de proteínas, gorduras e taurinas do que os alimentos comerciais para cães. Isso implica que toda ração comercial para cães é nutricionalmente deficiente para gatos.

Para os cães, no entanto, o maior teor de proteína e gordura da ração para gatos a torna mais saborosa, perfumada e, portanto, atraente, e permite que ela atenda ou até mesmo exceda as necessidades nutricionais de um cão.

É seguro para um cachorro comer ração para gato?

Um cachorro comendo a comida de seu amigo felino – seja como uma guloseima ocasional ou até mesmo no lugar de sua própria comida – não é necessariamente “ruim” para o cão adulto médio.

Quando a ração para gatos é segura para cães

Na verdade, para alguns cães, como aqueles que lutam contra o câncer e experimentam perda de peso, perda de massa muscular e falta de apetite, a ração para gatos pode ser uma alternativa ideal para muitos alimentos para cães.

A ração para gatos tende a ser mais palatável, fornecer mais calorias por porção e oferecer uma opção mais equilibrada em termos de nutrientes em comparação com muitas dietas preparadas em casa nesses casos.

Da mesma forma, a ração de gato pode fazer guloseimas mais saudáveis e equilibradas ou recompensas de treinamento em comparação com alguns alimentos humanos comumente usados, como queijo, frango ou biscoitos, que fornecem uma quantidade concentrada de principalmente um nutriente.

Quando a ração para gatos é prejudicial para cães

Para outros cães, consumir ração para gatos, mesmo como uma guloseima ocasional, pode se tornar problemático se houver razões subjacentes para que o excesso de proteína ou gordura não seja o ideal.

Exemplos:

  • Um cachorro com um trato gastrointestinal sensível pode vomitar ou ter diarreia depois de comer comida de gato porque a comida é simplesmente muito rica.
  • Um cachorro com doença renal ou hepática precisa consumir quantidades moderadas de proteína, não em excesso, para promover o funcionamento ideal desses órgãos.
  • Um cão obeso, ou com predisposição para desenvolver pancreatite (por exemplo, muitos Schnauzers), deve consumir uma dieta com baixo teor de gordura para promover a perda de peso ou limitar a inflamação pancreática.

Para todos esses cães, alimentar qualquer quantidade de ração comercial para gatos, seja ela pouco frequente ou a longo prazo, pode agravar os problemas de saúde.

Consulte um veterinário

Portanto, o quão “boa” ou “ruim” a ração para gatos é para a saúde do seu cão realmente depende do seu cão.

Para a maioria dos cães adultos saudáveis, isso significa que você não precisa mais se preocupar com o fato de seu cachorro compartilhar a comida do gatinho.

No entanto, se você tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com seu veterinário ou um nutricionista veterinário para obter conselhos sobre se a ração comercial para gatos, em qualquer quantidade, pode ser adequada para o seu cão.